Oitava edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet
(Covilhã, 13 de novembro de 2019)

A 8ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet, com o mote “Reconquistar a confiança na Internet” irá realizar-se na Covilhã (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior), a 13 de novembro de 2019, entre as 10h30 e as 17h30. No dia 12 de novembro, prevê-se a realização do Portuguese Youth IGF.

O debate deverá centrar-se nos seguintes temas e questões:

  • O futuro da Governação da Internet e do modelo multistakeholder

  • A Comunicação sem intermediários - Decentralized Ledger Technologies (DLT), Blockchain
  • As descentralized ledger technologies (DLT), incluindo a tecnologia Blockchain, estão a desenvolver-se e a crescer de forma muito rápida para diferentes objetivos, aos níveis nacional e internacional (e.g. registo predial, combate à desinformação, sistema eleitoral, crypto-moeda etc). As DLT prometem ser mais seguras, fiáveis, transparentes e accountable porque não requerem que confiemos numa única entidade. Essas tecnologias descentralizadas, baseadas numa comunicação sem intermediários, podem alterar o atual paradigma de governação, estabelecendo um novo segmento operacional que pode apoiar, complementar e talvez substituir estruturas de governação atuais, quebrando atuais monopólios e modelos de governação centralizados. Qual será o impacto dessas tecnologias na economia e na sociedade a 5/10/20 anos? Será necessário regular essas tecnologias? Que tipos de supervisão? Que tipo de governação deve ser aplicado às atividades que utilizam ou deverão utilizar as DLT? Qual o contributo das DLT para uma democracia ativa?

  • Conteúdos ilícitos na internet - “Dark web: a regulação acende a luz?”
  • Criar, aceder e partilhar conteúdo é uma parte muito relevante do que diariamente fazemos na internet. Não há nada de errado nisso, pelo contrário. E quando estes conteúdos, nomeadamente, pela sua natureza ou origem violam a lei? Será através de uma maior regulação que conseguiremos prevenir, por exemplo, a venda online de medicamentos contrafeitos ou mesmo ações de incitamento ao terrorismo, ambas potencialmente lesivas da própria vida humana? E, por outro lado, o excesso de regulação não abrirá caminhos como a Dark web?

    São estas e outras questões que iremos debater neste painel, que pretende, em última análise, deixar alertas e, se possível, respostas para mais um dos tópicos relevantes em matéria de governação da internet: o problema dos conteúdos ilícitos na internet.

  • Comportamentos, segurança e confiança no Ciberespaço
  • A cibersegurança é um fim: o estado de cibersegurança e uma cultura de cibersegurança vão muito para além da componente tecnológica – a atitude e o comportamento dos utilizadores, seja num contexto profissional, seja num contexto doméstico, são cada vez mais fatores determinantes para uma utilização segura e informada do ciberespaço. Mas que tipo de articulação deverá existir para influenciar positivamente o comportamento e as atitudes dos utilizadores, independentemente do contexto em que utilizam a Internet?


Copyright 2019 .PT - Associação DNS.PT - Todos os direitos reservados.